visitante nº

quarta-feira, 15 de abril de 2009

LULA: NÃO QUERO QUE O BNDES DEIXE EMPRESA SEM CRÉDITO



Terça, 14 de abril de 2009, 12h48

Fonte: Redação Terra
Economia nacional
LULA: NÃO QUERO QUE O BNDES DEIXE EMPRESA SEM CRÉDITO

Atualizada às 12h54

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta terça-feira, no Paraná que não quer que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deixe qualquer empresa brasileira sem crédito. Lula elogiou a maior agilidade do BNDES para empréstimos e citou o maior aporte feito na instituição pelo governo federal, mas, ainda assim, disse cobrar o presidente do banco, Luciano Coutinho, todos os dias.

"Eu tenho cobrado o meu amigo Luciano todo dia: Luciano, eu não quero que uma empresa desista por falta de dinheiro", afirmou Lula durante comemoração dos 110 anos da Klabin.

O presidente voltou a dizer que o País estava bem preparado para a crise econômica, motivo pelo qual afirmou no ano passado que os problemas no Brasil não seriam da proporção dos registrados nos Estados Unidos e Europa.

"Se não tivéssemos feito os sacrifícios que deveríamos ter feito, se tivéssemos gastado o que as pessoas queriam em outros momentos, não estaríamos na situação que estamos hoje. Por isso disse que essa crise não seria para o Brasil o que ela seria para a Europa ou para os Estados Unidos", afirmou.

Lula disse que os governos precisam trabalhar pra restabelecer a confiança do consumidor, idéia que o brasileiro disse ter conversado com o presidente americano, Barack Obama, durante a reunião do G-20, em Londres, no início do mês.

"Às vezes, chego a pensar que 50% da crise é resultado de um pouco de pânico que tomou conta das pessoas".

O presidente também cobrou maior ousadia às empresas e que elas procurem novos mercados, como o continente africano e a América Latina, para ser destino de suas exportações.

Nenhum comentário: