visitante nº

quinta-feira, 26 de março de 2009

RESPOSTA DA OUVIDORIA DO BANCO CENTRAL DO BRASIL SOBRE MANUTENÇÃAO DE JUROS ALTOS


---------- Forwarded message ----------From: OUVID/Ouvidoria do Banco Central <ouvidoria@bcb.gov.br>Date: 25/03/2009 17:45Subject: Banco Central Responde - Demanda 2009/076523To: "delegaciadoconsumidor@gmail.com" <delegaciadoconsumidor@gmail.com>
Ao CONSELHO NACIONAL DOS CONSUMIDORES E USUARIOS DE BENS E SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES FIXA, MÓVEL E INTERNET,

Prezados Srs,

Em atenção à demanda de V.Sas., de registro n° 2009/076523, a área técnica responsável pelo assunto informa que:

“Com respeito às taxas de juros praticadas no País, o Banco Central do Brasil tem sempre em conta a necessária cautela na condução da política monetária, quando a questão em pauta é o risco de inflação. A manutenção da taxa de juros nos patamares recentes consistiu, até o momento, em condição indispensável ao controle da inflação, que por sua vez é condição primeira para a promoção do crescimento sustentado. A trajetória de retorno dos juros a níveis mais baixos exige prudência, a fim de que não haja qualquer risco de retomada do processo inflacionário, o que poria a perder todos os esforços envidados até o momento.

A redução da taxa SELIC em dois pontos e meio percentuais, nas duas últimas reuniões do Comitê de Política Monetária (COPOM), é um passo nesta direção. É fato que em momentos de forte aversão ao risco como o que presenciamos neste momento, em virtude da crise por que passa o sistema financeiro internacional, tem-se como um dos efeitos mais preocupantes a retração de linhas de crédito por parte das instituições financeiras. O Governo vem atuando firmemente, buscando minorar estes impactos. Considerando a sua missão institucional, bem como os meios à sua disposição para cumpri-la, O Banco Central do Brasil está atento aos aspectos levantados e não tem poupado esforços na sua luta constante para reduzir ao mínimo os impactos da retração do crédito. Os comentários apresentados contribuirão de forma positiva para nossas discussões sobre a matéria.”

Agradecemos sua manifestação e colocamo-nos a seu dispor.

Atenciosamente,

Ouvidoria do Banco Central do Brasil

Hélio José Ferreira
Ouvidor

Por favor, não responda esta mensagem. Para novo contato, acesse o Portal do Cidadão na página do Banco Central do Brasil em


http://www.bcb.gov.br/pre/portalCidadao/bcb/atendimento.asp?idpai=PORTALBCB