visitante nº

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

PRESIDENTE BARACK OBAMA ELOGIA TRANSPARENCIA E MODO COMO AS ELEIÇÕES TRANSCORRERAM EM HONDURAS

WASHINGTON - O governo dos Estados Unidos elogiou o povo hondurenho "pelo exercício pacífico de seu direito democrático para eleger seus governantes" e expressou sua disposição a cooperar com todos em Honduras.

* Opositor de Zelaya vence eleição em Honduras e pede diálogo
* PERFIL: "Pepe" Lobo, um direitista com passado comunista
* Para Lula, eleição em Honduras pode incentivar golpes
* Brasil e EUA mantêm divisão sobre eleição em Honduras



O processo eleitoral "começou há mais de um ano, muito antes do golpe de Estado de 28 de junho", que depôs o presidente Manuel Zelaya, afirmou o porta-voz do Departamento de Estado, Ian Kelly, em comunicado.

"A participação de eleitores parece ter excedido a das últimas eleições presidenciais", acrescentou. "Isto demonstra que, tendo a oportunidade de expressar-se, o povo hondurenho viu as eleições como uma parte importante da solução à crise política em seu país".

"Seguimos dispostos a cooperar com todos os hondurenhos e encorajamos os outros (governos) nas Américas a seguir o rumo marcado pelo povo hondurenho na marcha para a reconciliação nacional", afirmou o porta-voz.

"Fica muito trabalho por fazer para restabelecer a ordem democrática e constitucional em Honduras, mas o povo hondurenho deu um passo adiante necessário e importante", enfatizou.

BARACK OBAMA SE IRRITA COM DECLARAÇÕES DO PRESIDENTE LULA E DECLARA APOIO AO NOVO PRESIDENTE ELEITO EM HONDURAS

SEÇÃO » Direto ao Ponto
A trinca que apostou na crise está a poucas milhas do naufrágio
24 de novembro de 2009
COMPARTILHE Digg StumbleUpon del.icio.us Twitter | ENVIE Enviar este artigo por email

“Cada povo decide a democracia que quer ter e ele foi legitimado pela eleição”, recitou Lula outra vez, sempre para justificar o noivado indecoroso com Mahmoud Ahmadinejad. O que vale para o Irã dos aiatolás e seu capataz não vale para Honduras nem se estende ao vencedor das eleições presidenciais do dia 29. O governante que topa qualquer negócio com qualquer abjeção continua a produzir explicações malandras para recusar-se a validar uma escolha limpa, livre e decidida pelo voto popular.

Honduras só terá de volta a amizade do Brasil e a vaga na OEA se, quando domingo chegar, Lula telefonar para o palácio em Tegucigalpa e ouvir, do outro lado da linha, a voz do companheiro Manuel Zelaya. O governo só quer conversa com o chapéu amigo, endossou Marco Aurélio Garcia. Excitado com os preparativos para a recepção ao parceiro iraniano, já escolhendo a gravata que não combinaria com o terno mal cortado, o conselheiro para complicações cucarachas reiterou que quem deve escolher o chefe de governo hondurenho é o Brasil. ”Não consideramos legítima a votação”, advertiu. ”Não vamos dar um atestado de bons antecedentes aos golpistas”.

Informado de que o presidente interino Roberto Micheletti resolvera afastar-se do cargo na semana da eleição, o chanceler Celso Amorim por pouco não sucumbiu a outro chilique. “Ele não pode sair de onde não poderia estar”, desdenhou. ”Isso para mim soa quase que como… enfim, não vou dar palpite nos assuntos dos outros agora”. Por ter apostado na crise muito mais do que tinha, resta à trinca agarrar-se à esperança esfumaçada. E fazer de conta que diplomacia rima com teimosia também na linguagem da política externa.

“O presidente Lula, seu infeliz chanceler Amorim e o nefasto Marco Aurelio Garcia são claramente parte do problema e não parte de sua solução”, constatou o senador americano Richard Lugar. ”Esses três brasileiros deveriam preocupar-se com a violação da Carta Democrática da OEA por Hugo Chávez em vez de caminhar contra o óbvio desejo de milhões de hondurenhos”. E da multidão de candidatos, confirmou o mais recente dos incontáveis fiascos protagonizados pelo presidente sem país a presidir.

Hospedado há mais de dois meses na embaixada que rebatizou de ”escritório político do presidente da República”, Zelaya divulgou um manifesto ordenando aos aliados, devotos e simpatizantes que boicotassem a campanha eleitoral e a votação. Os hondurenhos preferiram comparecer aos comícios. Dos mais de 13.500 candidatos, só 31 desistiram da disputa. Como o boicote teve o apoio militante também de Lula, Amorim, Garcia e da primeira-dama Xiomara, o mundo descobriu que o rebanho que só topa ser conduzido por Zelaya junta no momento 35 cabeças.

O reconhecimento antecipado do novo governo de Honduras pelos Estados Unidos e pela União Europeia colocou na rota do naufrágio o plano concebido para consolidar a liderança internacional do Brasil. Lula achou que, resolvida a crise, a vaga no Conselho de Segurança da ONU ficaria ao alcance da mão. Ficou com um Zelaya no colo.
Tags: Brasil, Celso Amorim, Irã, Lula, Mahmoud Ahmadinejad, Manuel Zelaya, Marco Aurélio Garcia