visitante nº

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

PRESIDENTE BARACK OBAMA ELOGIA TRANSPARENCIA E MODO COMO AS ELEIÇÕES TRANSCORRERAM EM HONDURAS

WASHINGTON - O governo dos Estados Unidos elogiou o povo hondurenho "pelo exercício pacífico de seu direito democrático para eleger seus governantes" e expressou sua disposição a cooperar com todos em Honduras.

* Opositor de Zelaya vence eleição em Honduras e pede diálogo
* PERFIL: "Pepe" Lobo, um direitista com passado comunista
* Para Lula, eleição em Honduras pode incentivar golpes
* Brasil e EUA mantêm divisão sobre eleição em Honduras



O processo eleitoral "começou há mais de um ano, muito antes do golpe de Estado de 28 de junho", que depôs o presidente Manuel Zelaya, afirmou o porta-voz do Departamento de Estado, Ian Kelly, em comunicado.

"A participação de eleitores parece ter excedido a das últimas eleições presidenciais", acrescentou. "Isto demonstra que, tendo a oportunidade de expressar-se, o povo hondurenho viu as eleições como uma parte importante da solução à crise política em seu país".

"Seguimos dispostos a cooperar com todos os hondurenhos e encorajamos os outros (governos) nas Américas a seguir o rumo marcado pelo povo hondurenho na marcha para a reconciliação nacional", afirmou o porta-voz.

"Fica muito trabalho por fazer para restabelecer a ordem democrática e constitucional em Honduras, mas o povo hondurenho deu um passo adiante necessário e importante", enfatizou.

Nenhum comentário: