visitante nº

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

AS "GRANDES REALIZAÇÕES" DO GOVERNO LULA











“REALIZAÇÕES” DO GOVERNO

Quase que como um exercício de “Aid memoire” como se costumava dizer, resolvi tentar ordenar, para mim mesmo, algumas das decantadas “realizações” do governo do Sr. da Silva.

Realmente, a lista é impressionante !! Vejamos:

MENTIRAS – Nunca, desde o descobrimento do Brasil, um presidente da República mentiu tanto sobre todas as coisas. E, a bem da verdade, deve ser dito que a pessoa que indicou para sucedê-lo, a Sra. Rousseff, aprendeu rapidamente a emular seu chefe. Já mente com a maior facilidade e desfaçatez. Ambos já não mais sabem falar a verdade...

BENFEITORIAS – O Sr. da Silva foi pródigo na distribuição de dinheiros que pertenciam(e pertencem) aos brasileiros, sem pedir a autorização desses últimos. Foram milhões e milhões de dólares de dívidas perdoadas, ou de empréstimos feitos, e atos similares, com os mais variados países. Mas sempre faltaram recursos para ajuda aos Estados ou cidades fortemente prejudicadas por fatores naturais.

CORREIOS – Uma empresa estatal que prestava um excelente serviço ao público era o Correio. O sistema de conceder franquias melhorou de forma dramática o atendimento ao público. Postar uma carta ou uma encomenda chegava a dar prazer. Não mais. Não mais se tem certeza de que aquilo que postamos chegará e, mais, “quando” chegará. A ameaça de acabar com as franquias dá arrepios de preocupação nos usuários.

AGÊNCIAS REGULADORAS – As agências reguladoras de vários setores da economia foram criadas, se estou bem lembrado, no governo FHC, com a finalidade de despolitizar o controle de muitos dos setores da economia. Foram nomeadas pessoas extremamente competentes para suas diretorias. O atual (des)governo mudou tudo. As agências foram infestadas de quadros políticos, gente sem competência e, em muitos casos corrupta, instalando-se o caos. A ANAC é um dos exemplos gritantes disso que afirmo. O transporte aéreo virou um caos. Muitos aeroportos estão sucateados; outros estão completamente defasados em sua capacidade. A Infraero é um antro de tudo !

DNIT – A bem da verdade, devo dizer que o serviço prestado pelo DNIT(Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre) e seus antecedentes nunca foi uma jóia. Mas no atual governo foi um desastre. As estradas no Norte e Nordeste do País são um deboche e uma ofensa aos usuários. Muitas do Sul também. A corrupção é endêmica.

PETROBRÁS – A maior empresa brasileira e uma das maiores internacionalmente, está descurando completamente do que talvez seja sua maior obrigação: a segurança ! Recentemente verificou-se que a plataforma P-33 está literalmente podre ! E a ANP (Agência Nacional do Petróleo) suspeita que o mesmo problema existe em mais algumas plataformas. É caso de demissão sumária de alguns funcionários de alto coturno, e que sirva de exemplo para todos os demais !

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – O ocorrido no ano passado e repetido este ano com o ENEM é intolerável. A idéia de que nossos estudantes prestem um exame de suficiência de nível nacional, aceito por todas as universidades como exame de admissão, até pode ser boa, apesar de em minha opinião não ser justo, pois os níveis de ensino em várias regiões do País são muito distintos. Vá lá. Mas os erros cometidos nas várias etapas da confecção das provas são verdadeiras piadas de mau gosto. Não é justo para com os estudantes. Sem falar no prejuízo material, que deve ter sido, e continua sendo, significativo.

TRIBUNAL DE CONTAS - O Presidente da Silva, evidentemente usurpando de sua competência, quer terminar com o Tribunal de Contas da União, que é um órgão de assessoria do Poder Legislativo ! E por que queria fazê-lo ? Porque era um incômodo ter o TCU controlando a correção do procedimento dos órgãos públicos e a toda hora estar a importunar o Executivo. Ou seja, a Presidência quer facilitar a gatunagem deslavada que ocorre nas transações de órgãos subordinados a ela.! Que eu saiba é a primeira vez que a existência do TCU (e, como conseqüência lógica, dos TCs. Estaduais) é questionada. Aliás, a Presidência fez mais: decretou que as despesas da Petrobrás e da Eletrobrás não mais seriam fiscalizadas, ao contrário do que estabelece a lei ! Os Artigos 70 e seguintes da Constituição de 1988 são claros a esse respeito. Aceitando o ato da Presidência da forma como aceitou, o Legislativo está sendo conivente com esse grave ato do Executivo. A brutal violação dos princípios de legalidade, legitimidade, economicidade das operações financeiras é um escândalo monumental, inaceitável.

VIOLAÇÃO DE SIGILO BANCÁRIO – No primeiro mandato do Sr. da Silva, o sigilo bancário de um cidadão simples foi violado por ninguém menos que o então Ministro da Fazenda; o “grave crime” cometido pelo caseiro tinha sido o de afirmar que tinha visto o Ministro freqüentando uma casa em Brasília em que se fazia mais do que simplesmente discutir política....Quem “pagou o pato” na época foi o Presidente da Caixa Econômica Federal. No atual mandato foi violado o segredo fiscal de um Vice-Presidente do PSDB. A violação ocorreu na própria Receita Federal. Aconteceu algo ? Nada por enquanto, e penso que nada acontecerá. Até pode ser que qualquer peixe miúdo seja acusado e punido. Com certeza sabe-se que aos verdadeiros responsáveis pela infração nada ocorrerá.

Creio que os casos relatados acima sejam suficientes para demonstrar a quantas andam a postura e os atos desse infeliz (para nós) governo. De lembrar que há já bastante tempo o Sr. da Silva bradou aos quatro ventos que ninguém no Brasil tinha um nível moral superior ao dele (ou algo assim).!!!

Dá para aceitar ? Parece-me ser muita desfaçatez....

Finalmente, ouso ter certeza de que se o pior acontecer, e a Sra. Rousseff for eleita, o Sr. da Silva será a “eminência parda” do governo. As rédeas ficarão em suas mãos; a Presidente de direito será figura decorativa.

Que o destino não nos reserve tal desgraça, são meus desejos !!!!





Peter Wilm Rosenfeld

pwrosen@uol.com.br

Porto Alegre(RS), 18 de agosto de 2010