visitante nº

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O ULTIMO DOS ULTIMOS ULTIMATOS DE MANUEL ZELAYA

Alojado por Regressar ao Google NotíciasCongresso de Honduras não vai retardar debate sobre Zelaya
(AFP) – Há 1 hora

TEGUCIGALPA, Honduras — O Congresso hondurenho não vai retardar o debate sobre o retorno do ex-presidente Manuel Zelaya ao poder, disse nesta quinta-feira o presidente do Legislativo, José Angel Saavedra, que preferiu não dar datas para a sessão.

"O Congresso não está irá atrasar ou fugir de sua responsabilidade histórica" para saber o ponto do acordo de Tegucigalpa/Sanjosé do Diálogo Guaymuras, disse o legislador na televisão Televicentro.

O acordo concede ao Congresso a decisão de restituir Zelaya ao poder.

"Se estamos dizendo que apostamos no diálogo para resolver a crise política, isso significa que temos de nos conformar com a parte correspondente ao Congresso Nacional", explicou Saavedra.

No entanto, ele se recusou a dar a data em que os 128 deputados de cinco partidos poderão ser convocados.

Zelaya, por sua vez, convocou seus simpatizantes para pressionar os deputados a tomar uma decisão urgente. O mandatário exige que o Congresso se limite a revogar o decreto de 28 de junho, que o depôs e colocou no lugar Roberto Micheletti.

Zelaya também pediu que a restituição fosse feita antes de quinta-feira, quando a Comissão de Verificação deve começar a instalar o governo de "unidade e reconciliação" estabelecido no acordo.

Na quarta-feira terminou o primeiro dia da Comissão de Verificação em conformidade com os acordos, integrado pela secretária do Trabalho dos EUA, Hilda Solis, o ex-presidente do Chile, Ricardo Lagos, e os hondurenhos Jorge Arturo Reina, representante de Zelaya, e Arturo Corrales, por Micheletti.

Nenhum comentário: