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sexta-feira, 28 de maio de 2010

ASPAS - ASSOCIAÇÃO DOS PASSAGEIROS VAI EMBARGAR EDITAL DO TREM BALA RIO X SÃO PAULO








27/Maio/2010
Conheça detalhes do projeto referencial do Trem de Alta Velocidade elaborado por consultoria britânica
PINIweb teve acesso ao estudo encomendado pelo BNDES à consultoria Halcrow. Projeto aguarda aprovação do TCU para ser licitado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres

Ana Paula Rocha




Desenvolvido pela Halcrow, trem de alta velocidade Eurostar liga Londres, na Inglaterra, à Paris e Lille, na França, e Bruxelas, na Bélgica
A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) espera que até o fim de maio o TCU (Tribunal de Contas da União) aprove os estudos referenciais e a minuta do edital de licitação do TAV (Trem de Alta Velocidade), a ser instalado entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A previsão inicial do governo brasileiro era de que o sistema entrasse em operação já na Copa do Mundo de 2014.

Segundo informações da ANTT, o principal questionamento do TCU é a falta de detalhamento do projeto, que definiu apenas o traçado, a demanda de passageiros e as previsões de construção do trem alta velocidade. Porém, segundo o estudo elaborado pela empresa britânica Halcrow, no qual a reportagem da PINIweb teve acesso, o projeto detalhado só é possível com a definição do tipo de tecnologia que será empregada, o que será feito apenas pela concessionária vencedora da licitação.

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