visitante nº

terça-feira, 30 de junho de 2009

GOVERNO VAI MANTER A REDUÇÃO DO IMPOSTO

Publicada em 28/06/2009 às 22:46
Governo vai manter a redução do imposto
Extra



RIO - O governo confirma, nesta segunda-feira, para uma plateia de empresários e sindicalistas, a prorrogação da redução do IPI para três setores (automotivo, material de construção e linha branca) e anuncia um pacote de medidas para estimular investimentos e a compra de bens de capital (máquinas e equipamentos). Essa é a ação mais esperada pela área produtiva e incluirá incentivos fiscais e de financiamento.

Pessoas físicas terão acesso a empréstimos mais baratos para trocar de caminhão. Os incentivos a bens de capital contemplam operações de compra e de leasing de equipamentos industriais, como máquinas agrícolas, caminhões e ônibus.

Segundo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, a expectativa é que os empréstimos destinados à compra de máquinas e equipamentos, via BNDES, caiam para um custo final entre 6% e 7% ao ano. O prazo de carência deverá ser ampliado de um para dois anos ou mais, acompanhado também por um aumento do prazo de pagamento, que hoje varia de três e cinco anos.

Isenção
Outra medida aguardada é a redução da compensação de PIS/Cofins incidentes na compra de máquinas e equipamentos de 12 meses para seis meses ou mesmo imediatamente. Monteiro disse ainda que o governo deverá ampliar a lista de bens de capital isentos de IPI.

Durante o evento, do qual participarão o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, será apresentada uma escala gradativa para a volta das alíquotas do IPI sobre automóveis, entre outubro e dezembro.

Também será apresentada a formatação final de dois fundos garantidores de crédito: um reformulado já existente no BNDES e outro, com aporte inicial de R$ 4 bilhões, no Banco do Brasil, para cobrir inadimplência de micro e pequenas empresas.

Nenhum comentário: